Idade dos Metais

Idade dos Metais
Armas e ferramentas criadas durante a Idade dos Metais.

A Idade dos Metais é o último período da Pré-História. Tal fase compreende os dois últimos milênios antes do surgimento da escrita (3.500 a.C) e é majoritariamente caracterizada pela substituição das ferramentas de pedra por aquelas de metal. O primeiro metal utilizado pelo homem pré-histórico foi o cobre. Posteriormente, através de sua mistura com o estanho, foi possível obter o bronze, realidade que permitiu a criação de armas mais poderosas. Finalmente, passou-se a utilizar o ferro a partir de 1500 a.C.

O uso dos metais representou um grande avanço para o homem daquela época. As novas e mais eficientes ferramentas permitiam o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Com essa melhoria, o homem começou a se deparar com o excedente, isto é, a quantidade de alimentos que era produzida além das necessidades. Foi assim, em função da disputa por tais excedentes produtivos, que se iniciaram os primeiros conflitos entre os indivíduos.

Aqueles que venciam as disputas passaram a impor seu domínio sobre os vencidos, nascendo assim a figura da propriedade privada e da desigualdade social. Desta forma, a partir deste momento também surgia a necessidade de um agente regulador das relações entre os homens: o Estado.

O surgimento de conceitos, problemas e realidades presentes até nos dias de hoje é prova incontestável da importância desse período. Além disso, pode-se dizer que o uso dos metais alterou completamente a qualidade de vida do homem pré-histórico, ao ponto de influenciar tanto na expansão, como na extinção de civilizações inteiras.

Saiba mais: PaleolíticoNeolítico

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz