História do Xadrez

História do Xadrez
A história do Xadrez é um tema controverso entre os historiadores.

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos da atualidade. Acredita-se que cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo o praticam: destas, 7,5 milhões são filiadas a federações de mais de 160 países. A história do xadrez é um dos temas mais controversos entre os historiadores. Não são poucas as teorias que tentam explicar como o jogo surgiu e até contos mitológicos são associados à criação do mesmo.

A hipótese mais aceita é a de que a história do xadrez tenha se iniciado na Índia, por volta do século VI. O jogo primitivo era chamado de “chaturanga”, uma palavra que significava algo como “a disputa do exército”. Por meio das viagens dos comerciantes indianos, este acabou se difundindo pela Pérsia e até mesmo pela China. Um dos primeiros registros da prática do xadrez, inclusive, foi o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan.

Após a conquista da Pérsia pelos árabes durante o século VII, ocorreu uma grande assimilação do jogo pelos islâmicos, os quais acabaram o valorizando grandemente e o difundindo pelo norte da África. E foi a partir daí que o xadrez chegou à Europa: por meio do contato cultural criado pelas Cruzadas e pela invasão muçulmana à Península Ibérica a partir do século VIII. Desta forma, no século X o jogo já havia se espalhado por toda a Europa, até mesmo em regiões mais distantes, como a Escandinávia e a Islândia.

E fora no velho continente que o xadrez sofreu grandes modificações: ocorreu a inclusão da Dama e do Bispo, os peões passaram a andar duas casas na primeira rodada e estas começaram a ser pintadas em diferentes cores para facilitar a visualização das jogadas. É de se imaginar que o jogo passou a ser um dos passatempos preferidos dos reis e da aristocracia em geral.

A popularização do xadrez levou à criação do primeiro torneio em 1851, ocorrido em Londres. Mais tarde, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), na cidade de Paris.

Saiba mais: CruzadasCivilização Persa

13
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
dudalaysjoaoMiguelKIBÃO Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
duda
Visitante
duda

adorei tomara que isso me ajude

lays
Visitante
lays

nossa isso vai me ajudar no trabalho vou tirar um dez

joao
Visitante
joao

que maneiro

KIBÃO
Visitante
KIBÃO

kibão esse site em °-°

Milena
Visitante
Milena

Gostei do texto, espero que eu consiga uma nota boa com a explicação dele !

LUÍSA
Visitante
LUÍSA

adorei

LUÍSA
Visitante
LUÍSA

EU TENHO QUE FAZER UM TRABALHO DE XADREZ, E ISSO ME AJUDOU MUITO. TOMARA QUE EU TIRE UM DEZ.

lhuann
Visitante
lhuann

o problema é q eu tenho q copiar isso

zaira
Visitante
zaira

Gostei quem fez este texto está de parabéns!
Espero eu tire um dez neste trabalho

Jullya
Visitante
Jullya

E muito Bom fala sobe isso por que eu não sabia e eu gosto de xadez

Robson
Visitante
Robson

Eu tou vendo pra me ajudar num trabalho e acabei gostando kk?