História do Salário Mínimo

História do Salário Mínimo
A história do salário mínimo nos mostra que no Brasil o benefício foi criado em 1936, por Getúlio Vargas.

O salário mínimo é uma remuneração mínima estipulada por um governo para determinado número de horas trabalhadas. A ideia por trás deste benefício social é a de satisfazer as necessidades básicas dos indivíduos, como alimentação, habitação, vestuário, higiene, transporte, entre outras.

No Brasil, o salário mínimo, antiga reivindicação dos trabalhadores desde a greve geral de 1917, foi criado no governo de Vargas, por meio da lei nº 185 de janeiro de 1936 e do Decreto-Lei nº 399 de abril de 1938. Já os valores do mesmo foram definidos por meio do Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940. Um fato interessante nesse sentido é que o valor do salário-mínimo não era o mesmo em todo o país. O Brasil foi dividido em 22 regiões e 50 sub-regiões. Desta forma, para cada sub-região havia um valor estipulado, ou seja, havia 14 diferentes valores de salários-mínimos durante a criação do benefício.

Tal curiosa realidade durou vários anos, inclusive, já que a unificação dos montantes foi ocorrer somente em maio de 1984. Ao longo do século XX, o salário mínimo teve acréscimos e reduções por diversas ocasiões. A partir de 1962, com a aceleração da inflação, o mesmo começou a perder seu poder de compra, apesar dos outros dois reajustes durante o Governo de Goulart. Após o golpe militar, o governo passou a adotar uma política que visava manter o salário médio. Desde 1994, após a criação do Plano Real, houve mais de 24 reajustes ao longo da história do salário mínimo.

Saiba mais: Era VargasPlano Real

3
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
UrbanusGlauber CaetanoAlex Dagoberto Monares Olea Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Alex Dagoberto Monares Olea
Visitante
Alex Dagoberto Monares Olea

o salário mínimo foi criado por eugenistas (movimento neuro científico), (Francis Galton 1822-1911) na virada do século, exclusivamente para matar negros, empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente.

Glauber Caetano
Visitante
Glauber Caetano

Obrigado pela informação

Urbanus
Visitante
Urbanus

Oi, Alex! A informação que você postou no comentário é muito interessante. Você saberia me dizer em que ano e em que país o salário mínimo apareceu pela primeira vez?