História do Rádio


Há controvérsias sobre a história do rádio, já que não se sabe exatamente quem criou o sistema.

Assim como no caso de muitas outras invenções, a história do rádio é alvo de polêmicas, já que não há uma unanimidade em relação ao verdadeiro criador do invento. Para alguns, o sistema de transmissão de som através de ondas foi descoberto pelo italiano Marconi, no século XIX. Para outros, o mesmo sistema foi desenvolvido pelo sérvio Nicola Tesla.

Até mesmo no Brasil existe alguém para concorrer ao posto de inventor do rádio: o padre gaúcho Roberto Landell de Moura, o qual construiu diversos aparelhos na área de telecomunicações e os expôs em São Paulo. O talento do brasileiro lhe rendeu muitos méritos por seu pioneirismo científico e universal na área das telecomunicações, inclusive.

De qualquer forma, acredita-se que a primeira transmissão da história do rádio tenha ocorrido em 1906, nos Estados Unidos, quando Lee de Forest testou uma válvula tríodo como componente de amplificação eletrônica. Forest, em 1907, transmitiu programas de música para toda a cidade de Nova York. Embora tenha tido caráter experimental, esta é considerada a primeira transmissão com audiência da história. Mais tarde, com o surgimento do sistema de ondas curtas, foi possível realizar transmissões internacionais a partir de 1921.

No Brasil, a primeira transmissão ocorreu no ano de 1922, durante as comemorações do Dia da Independência e o discurso do presidente Epitácio Pessoa inaugurando a radiotelefonia brasileira. No mesmo ano foi criada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, considerada a primeira rádio do país.

Saiba mais: Nicola Tesla

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *