História do Karatê

história do karatêA história do karatê nos revela interessantes fatos históricos ocorridos no sul do Japão.

A origem do karatê está diretamente relacionada aos acontecimentos históricos ocorridos no arquipélago de Okinawa, localizado ao sul do Japão. Antes divididas por feudos, as ilhas acabaram sendo unificadas em 1429 por Sho Hashi, fundador da dinastia Sho. Após tal unificação, foi decretada uma ordem na qual foi proibida a propriedade de qualquer tipo de arma na região.

Foi a partir dessa proibição que os habitantes de Okinawa começaram a desenvolver uma nova forma de combate desarmado como defesa pessoal, no qual a principal arma seria a utilização das mãos e dos pés. Conhecida como “Okinawa-té”, essa arte marcial era praticada em segredo, à noite, bem longe dos senhores feudais.

A história do karatê moderno começa no final do século XIX a partir da evolução do processo de ensino da arte marcial desenvolvida em Okinawa, aspecto que tornou seu aprendizado muito mais fácil. Também foi nessa época que surgiu o nome “karatê”.

No início do século XX, houve um notório fluxo de migrantes em direção ao arquipélago de Okinawa, realidade que acabou difundindo a arte marcial por todo o Japão. Em 1922, Gichin Funakoshi, líder da Sociedade Okinawa de Artes Marciais, foi solicitado pelo Ministério da Educação japonês a apresentar sua modalidade em Tóquio. Após aquele momento, o karatê foi implantado em várias escolas e universidades do país.

Saiba mais: História do Judô

Deixe um comentário

6 Comentários em "História do Karatê"

avatar
mais recentes mais antigos mais bem votados
Ignorante
Visitante

Não falou do fundamental: as origens anteriores ao século XVI.

rafael britto
Visitante

Estou fazendo um trabalho para a universidade e gostaria de colocar esse texto nas minhas referencias. preciso do nome do autor, a data que foi para internet, e a cidade. aguardo resposta

Starlightzenha
Visitante

Quem é o autor desse post?

Elizama Ribeiro
Visitante

Muito bom saber de onde veio este esporte, que é um dos meus favoritos.
O Karatê pode nos proporcionar boas experiencias pois com ele aprendemos a controlar nosso corpo e nossa mente.