História do Judô

História do Judô
A história do Judô nos revela uma estreita ligação entre sua origem e a decadência do Jujutsu no Japão.

A origem do judô, arte marcial esportiva criada pelo professor de Educação Física japonês Jigoro Kano, começa em 1882. Sua história está diretamente relacionada à inicial decadência de uma outra arte marcial nipônica, o jujutsu, o qual passou a ser criticado por valer-se exclusivamente da capacidade física dos praticantes.

Desta forma, Kano pensou em criar uma modalidade que, além de se constituir uma técnica de defesa pessoal, também fosse capaz de desenvolver o físico, o espírito e a mente de forma integrada. Assim, o professor japonês idealizou o Judô, uma arte marcial que permitia sua prática por mulheres, crianças e idosos de qualquer altura e peso, não se restringindo apenas a homens fortes e de grande vigor físico.

Kano conseguiu juntar a essência do jujutsu e outras artes de luta praticadas no Oriente em uma só modalidade, aspecto que levou o judô a ganhar grande popularidade no Japão e em todo o mundo. O professor foi, inclusive, o primeiro asiático a fazer parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1909. O judô passou a fazer parte oficialmente do programa olímpico a partir de 1964, nas Olimpíadas de Tóquio.

A história do judô no Brasil se inicia na década de 1920, época em que se registrou a entrada de milhares de imigrantes japoneses em terras brasileiras. A chegada de professores-lutadores, como Mitsuyo Maeda e Soishiro (Shinjiro) Satake, alunos de Jigoro Kano, foi definitivamente importante para a popularização do judô por aqui. A arte marcial rapidamente se espalhou por todo o Brasil, resultando na fundação da Confederação Brasileira de Judô em 18 de março de 1969.

Saiba mais: História do Karatê

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
fulanofulanoLais Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
fulano
Visitante
fulano

amo praticar judo mesmo nao sendo especialista

fulano
Visitante
fulano

eu amo praticar judo

Lais
Visitante
Lais

Judô faz parte da idade media