História do Chocolate

História do ChocolateA história do chocolate nos remete às antigas civilizações da América Pré-Colombiana.

A história do chocolate se inicia por meio dos astecas, os quais desenvolveram uma espécie de bebida com grãos de cacau torrados, especiarias e mel. Tal conhecimento foi transmitido e aprimorado em várias civilizações pré-colombianas.

Quando os europeus chegaram ao México e entraram em contato com os costumes dos astecas, o conquistador espanhol Hernán Cortés logo conheceu o chocolate e o levou para o continente europeu.

Entretanto, até então, o mesmo consistia em uma bebida amarga e fria, preparada a partir da fruta do cacaueiro, árvore nativa das regiões tropicais da América. O chocolate asteca chamava-se xocolatl ou chocoatl (água amarga), e levava até pimenta.

Foi na Europa que o mesmo acabou sendo aprimorado. De sua fórmula original foram retiradas várias especiarias mexicanas, trocando-as por açúcar, canela e baunilha, fato que fez com que o gosto do produto tenha se aproximado muito do sabor que conhecemos hoje em dia.

Em 1825, o inventor Coenrad Van Houten criou uma forma de separar o licor da manteiga de cacau. Com o licor, criou-se um chocolate em pó de melhor qualidade, o que tornou possível a criação do primeiro chocolate em barra.

Saiba mais: América Pré-Colombiana

Deixe um comentário

2 Comentários em "História do Chocolate"

avatar
mais recentes mais antigos mais bem votados
Ana Lais
Visitante

O que os maias se diferencia do astecas e dos incas e que ele nunca chegaram a constituir o imperio

Francis
Visitante

Legao mais poderia ser menor