História do Basquete

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

História do Basquete

A história do basquete nos leva ao rigoroso inverno do Estado de Massachusetts (EUA), em 1891, período em que as opções de práticas esportivas se restringiam apenas às bem menos atrativas aulas de ginástica. Foi mediante esta realidade que a diretoria do Springfield College, instituição pertencente à Associação Cristã de Moços (ACM), deu ao professor de Educação Física canadense James Naismith a tarefa de criar uma nova modalidade esportiva capaz de estimular os alunos e que poderia ser jogada durante todo o inverno, em ambientes fechados.

Naismith aceitou o desafio. Depois de pensar bastante, chegou às conclusões de que o novo esporte deveria ter um alvo fixo e que o uso da bola seria algo fundamental. Além disso, a modalidade deveria ser menos violenta que o futebol americano e ter um espírito coletivo. Para tentar evitar choques físicos, o professor optou pelo uso das mãos ao invés dos pés, e, para evitar socos acidentais, os jogadores não poderiam bater a bola com os punhos fechados.

Em relação aos alvos do jogo, Naismith decidiu inovar e não coloca-los no chão, como no futebol ou no hóquei, mas sim, suspendê-los acima dos jogadores, mais precisamente a 3,05m de altura. As primeiras cestas da história do basquete foram dois cestos de pêssegos velhos. Uma curiosidade é que nas primeiras partidas a bola era lançada aos cestos e lá permanecia, isto é, os cestos eram fechados. Foi só após alguns meses que tiveram a ideia de cortar o fundo dos mesmos para dar maior agilidade e praticidade à prática do esporte.

A primeira partida oficial da história do basquete ocorreu em 1892, disputada entre alunos e professores do Springfield College. De lá pra cá, o esporte só evoluiu. Hoje em dia, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas praticam o esporte em todas as partes do mundo. No Brasil, o basquete foi introduzido pelo professor norte-americano Augusto Shaw, em 1894, o qual viera para ministrar aulas no colégio Mackenzie, em São Paulo.

História do VôleiHistória do Handebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *