História da Física

História da Física
A história da Física não é recente. Desde a Antiguidade as pessoas têm interesse em compreender o comportamento da matéria.

O crescimento da Física tem trazido não somente mudanças fundamentais acerca do mundo material, matemático e filosófico, mas também, por meio da tecnologia, uma transformação da sociedade. Iniciada no ano 1600, a revolução científica é uma conveniente separação entre o pensamento antigo e a Física Clássica. O ano de 1900 marca o início de uma física mais moderna.

Atualmente, a ciência não mostra sinal de completeza, tendo mais assuntos sendo levantados, como questões surgindo a respeito da idade do Universo, a natureza do vácuo e a natureza primordial das partículas subatômicas. A lista de problemas em aberto da Física é grande.

A história da Física não é recente. Desde a Antiguidade as pessoas têm interesse em compreender o comportamento da matéria: porque objetos sem apoio caem para o chão, porque diferentes materiais têm diferentes propriedades e assim por diante. Também eram mistério certos aspectos do Universo, tais como a forma da Terra e o comportamento dos objetos celestiais. Várias teorias foram propostas, a maioria delas erradas, mas isso faz parte da natureza do empreendimento científico. Teorias físicas da Antiguidade eram largamente formuladas em termos filosóficos e raramente verificadas por testes experimentais sistemáticos.

Durante a Idade Média, houve o nascimento da universidade medieval e a redescoberta dos trabalhos dos antigos filósofos por meio do contato com os árabes durante o processo de Reconquista e das Cruzadas, iniciando uma revitalização da vida intelectual da Europa. Durante o século XII, os precursores do método científico moderno já podiam ser vistos no trabalho de Robert Grosseteste com ênfase na matemática, como por outro lado, na compreensão da natureza e na abordagem empírica admirada por Roger Bacon.

A chegada da Peste Negra em 1348 põe fim a um breve período de desenvolvimento filosófico. A praga matou um terço das pessoas na Europa. A recorrência da doença e de outros desastres causou um contínuo declínio da população por um século. A despeito dessa paralisação, o século XV foi marcado pelo florescimento artístico da Renascença. A descoberta de textos antigos foi acelerada quando sábios de Bizâncio tiveram que procurar refúgio no Oeste após a queda de Constantinopla em 1453.

Enquanto isto, a invenção da Imprensa levou à democratização do saber e permitiu uma rápida propagação de novas ideias. Tudo isso pavimentou o caminho para a Revolução Científica, a qual deve ser entendida como uma retomada do método científico que havia sido interrompido no século XIV.

A Revolução Científica pode ser vista como o florescimento do Renascimento e uma porta para a civilização moderna. Foi, em parte, assentada devido à redescoberta de conhecimentos originários da Grécia Antiga, Índia, China e da cultura islâmica.

O início do século XX inaugurou uma série de revoluções na história da Física. As teorias há muito aceitas de Newton não se mostraram suficientes para todas as circunstâncias. Não somente a Mecânica Quântica mostrava que as leis do movimento não se aplicam a escalas pequenas, mas o mais perturbador: a relatividade geral mostrou que o arcabouço do espaço-tempo, do qual a Mecânica Newtoniana e relatividade especial dependem, poderia não existir.

4
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
PamellaDebora Moura da silvaCarlos José de PaulaAntonio Júnior Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Debora Moura da silva
Visitante
Debora Moura da silva

A historia a fisica ela é muito complicada e muito interessante

Carlos José de Paula
Visitante
Carlos José de Paula

Interesso-me por Física

Pamella
Visitante
Pamella

Odeio física e química e tudo que contém ciência por enquanto,porque minha professora me faz odiar cada vez mais

Antonio Júnior
Visitante
Antonio Júnior

Muito bom material me ajudara muito no meu trabalho academico.
Estão de parabéns