História da Escova de Dente

História da Escova de Dente
A história da escova de dente começa no Antigo Egito.

A história da escova de dente é mais antiga do que se imagina, haja vista que estudos arqueológicos encontraram provavelmente o primeiro objeto higienizador bucal de todos os tempos dentro de uma tumba egípcia. Datado de 3 mil anos antes de Cristo, o mesmo consistia na junção de alguns ramos com as pontas desfiadas. A existência de tal objeto nos mostra que a preocupação com a higiene dos dentes já era algo presente nas mais antigas civilizações.

Além dos egípcios, vários outros povos também deram seu jeito. A maioria deles utilizavam pequenos pedaços de madeira e palitos (ou apenas o dedo mesmo) para fazer a limpeza entre os dentes, além de ervas e chás para inibir o mau hálito. O poderoso imperador macedônico Alexandre, o Grande, tinha seu próprio ritual de higienização, o qual consistia no uso de uma toalha de linho para esfregar nos dentes todas as manhãs.

A história da escova de dente ainda nos leva a Roma Antiga, período em que os ricos patrícios tinham funcionários exclusivos para fazer suas escovações. Posteriormente, no século XV, os chineses desenvolveram um modelo de escova dental bem mais eficiente, pois se baseava em pelos de animais, com cerdas amarradas em pedaços de ossos. O grande problema era que os pelos dos bichos mofavam e também machucavam a boca das pessoas.

Para solucionar tais inconvenientes, em 1938 Robert Hutson desenvolveu a primeira escova dental com cerdas de nylon nos Estados Unidos. Estas escovas eram incomparavelmente melhores, pois permitiam limpar todos os dentes sem machucar as gengivas. Hoje em dia, existem inúmeros modelos e classificações de escovas dentais, de acordo com as preferências do usuário.

Saiba mais: Antigo Egito

Deixe um comentário

1 Comentário em "História da Escova de Dente"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Luís Silva
Visitante

adorei pois ensina muito sobre este objeto higienico por isso não me importo de partilhar este site nas minhas redes sociais só lhe estou a pedir isto porque existem pessoas que não gostam que as outras pessoas publiquem sites seus sem perguntar se pode . Ok