História da Capoeira

História da Capoeira
A história da capoeira nos remete ao período da escravidão.

A história da capoeira está diretamente ligada ao período da escravidão no Brasil, no qual africanos eram escravizados e trazidos de seu continente para trabalhar sob condições humilhantes nas lavouras de cana-de-açúcar do nordeste brasileiro. Inicialmente, a capoeira pode ser definida como uma arte marcial que os escravos desenvolveram como forma de luta contra a opressão e os castigos aplicados pelos senhores de engenho.

Tal luta consistia principalmente no uso de pés e cabeça para a aplicação dos golpes. Como os europeus usavam somente os braços, tinham uma clara desvantagem em um eventual confronto direto com um capoeirista, fato que levou os senhores de engenho a proibir a prática da arte marcial entre os escravos.

Contudo, estes encontraram uma solução para tal proibição ao incorporar sua música com a capoeira, de forma que tudo parecesse uma espécie de dança típica aos olhos dos brancos. Os feitores viam aquilo e pensavam que os negros estavam apenas brincando; às vezes até achavam bonitas todas aquelas coreografias. Foi assim que, disfarçadamente, a capoeira sobreviveu a anos de proibição.

No Código Penal de 1890, por exemplo, a prática da arte marcial era punida com rigidez: prisão, trabalhos forçados e até deportação do acusado. A liberação da capoeira só se tornou realidade em 1934, durante o governo de Getúlio Vargas, quando uma apresentação do famoso mestre Bimba encantou o presidente e o fez, inclusive, a considerar a capoeira como um promissor esporte nacional.

Saiba mais: História do BerimbauAbolição da Escravatura

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
LOUIS
LOUIS
21 de março de 2023 18:41

MEU TRABALHO ESTA LITERALMENTE PRONTO:)OBRIGADA GOOGLE POR EXISTIR SOBRE MINHAS DUVIDAS:))))

Anônimo(a)
Anônimo(a)
15 de outubro de 2019 14:31

Sinto dúvida sobre o que há escrito em sites, pois nunca sei se é correto ou não, então fico com medo de colocar algo falso é não tirar nota. Só eu que sinto isso? Alguém pode me dizer se posso realmente copiar isso, se vou tirar nota com isso? Li a crítica do professor Jefferson P. Silveira, e pensei nisso, não falaram muito sobre mestres,datas (de criação, no caso a data ou ano mais aproximado do certo) e etc… Alguém que copiou isso levou uma nota considerável? Com todo respeito ao site envio a minha crítica.

Joao
Joao
24 de agosto de 2019 21:33

Eu preciso encontrar mais dessas coisas pro meu trabalho de ed.física onde encontro mais?

Ana Beatriz
Ana Beatriz
22 de novembro de 2018 09:58

Foi bom para o meu trabalho amei

Jefferson Phillipi Silveira
Jefferson Phillipi Silveira
19 de novembro de 2018 00:46

Olá sou professor de capoeira e vi que tem uma parte da historia da capoeira faltando,tipo aonde fala do primeiro mestre da capoeira o Mestre BIMBA aqui devia falar mais sobre ele que tbm é uma parte da capoeira!.

Jennifer
Jennifer
22 de novembro de 2018 08:39

Verdade. Professor

livia
livia
2 de novembro de 2018 15:21

Isso foi muito bom para mim pq foi pro meu trabalho de escola 🏫

Ana
Ana
12 de novembro de 2018 14:39
Reply to  livia

Tambem

Grasiel
Grasiel
16 de junho de 2019 22:07
Reply to  livia

O meu também kkkkk