História da Bicicleta

História da Bicicleta
A história da bicicleta começou a partir de um brinquedo do século XIX.

Embora muitos ainda acreditem que a história da bicicleta tenha se iniciado ainda por meio de Leonardo da Vinci e seu protótipo do século XV, tese que é comprovadamente falsa, pode-se dizer que a origem deste meio de transporte se deu a partir de um brinquedo do início do século XIX. Tratava-se de uma espécie de cavalo de madeira com duas rodas de metal e sem nenhum mecanismo de direção: alguém te empurrava e você descia ladeira abaixo.

Pode-se dizer que o pai da bicicleta foi o barão alemão Karl von Drais, o qual desenvolveu em 1817 um sistema de direção capaz de permitir a realização de curvas sem que houvesse a perda do equilíbrio, além de um sistema de freios. Embora tais aprimoramentos tenham sido fundamentais para a história da bicicleta, as magrelas ainda eram muito diferentes de hoje em dia, já que as pessoas precisavam pegar impulso e andar somente nas descidas. Talvez seja por essa inconveniência que o barão chegou a ser ridicularizado ao expor seu trabalho em Paris.

Tudo mudou em 1839, com a criação dos pedais pelo ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan: eram acoplados à roda dianteira e se moviam para frente e para trás. Muitos consideram a engenhoca do escocês a primeira bicicleta da história. Os velocípedes, como eram chamados, acabaram chegando às mãos do filho de Napoleão III, realidade que deu uma maior notoriedade ao invento.

Embora o francês Pierre Lallement tenha iniciado a fabricação em série da bicicleta nos Estados Unidos em 1866, foi seu compatriota Pierre Michaux que obteve um grande destaque nesse sentido: com sua empresa Michaux and Company, fez das bicicletas uma verdadeiro fenômeno de vendas na capital francesa.

De fato, o pneu com câmara de ar foi um dos maiores aprimoramentos da história da bicicleta, já que estas ainda eram bastante desconfortáveis e havia uma grande sensibilidade ao dirigir por estradas irregulares, por exemplo. Tal melhoria foi criada em 1888 pelo inglês John Boyd Dunlop. Em 1891, o famoso competidor francês Edouard Michelin já aparecia pedalando sua bicicleta com confortáveis pneus com câmara de ar.

Atualmente as bicicletas são muito utilizadas, especialmente na Europa e Ásia. Na China, por exemplo, é o mais popular meio de transporte.

Saiba mais: Leonardo da Vinci

Deixe um comentário

1 Comentário em "História da Bicicleta"

avatar
mais recentes mais antigos mais bem votados
Tiago
Visitante

Isso me ajudou muito no meu projeto para a escola👍