História do Handebol

 handebol

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma ideia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisseia.

Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Schelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.

Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais.

Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros.

Outro importante capítulo da história do handebol foi a sua inclusão pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. No Brasil, o esporte foi introduzido por volta de 1930 no Estado de São Paulo, e a partir de então, o handebol não parou de crescer.

História da BolaHistória do Futebol História do VôleiHistória do Basquete

22 comments

    1. Oi, Ana! É o seguinte: não se pode dizer exatamente quem criou o handebol. Tivemos vários jogos parecidos ao longo da história: Holger Nielsen criou um jogo denominado “Haaddbold”, os tchecos conheciam jogo semelhante chamado “Hazena”, fala-se também de um jogo similar na Irlanda e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta. Entretanto, quem deu o nome “Handebol” e organizou grande parte das regras do esporte (o tamanho do campo ou a quantidade de jogadores, por exemplo) foi o alemão Karl Sshelenz, por isso este é considerado o pai da modalidade. Converse com seu professor sobre isso. Obrigado! 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *