Guerra da Coreia

Guerra da Coreia
A Guerra da Coreia surgiu a partir da violação do acordo do paralelo 38.

Após a Segunda Guerra Mundial, o antagonismo existente entre Estados Unidos e União Soviética era algo notório. Em 1945, os dois países firmaram um acordo que definiu sistemas políticos opostos em um importante e estratégico país na Ásia: a Coreia.

Conforme havia sido estabelecido na Conferência de Postdam, a parte norte da nação coreana seria de orientação socialista, enquanto a parte sul, capitalista. Ainda segundo os termos do tratado, as Coreias seriam divididas pelo paralelo 38º. Nessa divisão, podemos observar claramente a bipolaridade da Guerra Fria: sul (apoiado pelos EUA) x norte (apoiado pela URSS).

Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte invadiram e tomaram a capital da Coreia do Sul, Seul, sob o pretexto de violação de tal paralelo. No fundo, os comunistas queriam unificar todo o território em prol de seu sistema político.

Guerra da Coreia
Confronto em Seul.

No mesmo dia, vários países do mundo se reuniram na ONU para discutir tal agressão. Assim, graças também ao fato de a União Soviética não estar presente em tal reunião, a invasão foi considerada ilegítima. Desta forma, as tropas das Nações Unidas, sob a liderança dos Estados Unidos, entraram no conflito e foram bastante efetivas. Além de expulsarem os norte-coreanos da Coreia do Sul, as forças da ONU foram capazes de conquistar a capital da Coreia do Norte, Pyongyang.

Em função disso, a China, que também tinha um regime comunista, acabou se sentindo ameaçada pelas pretensões norte-americanas. Assim, os chineses também entraram no conflito e apoiaram os norte-coreanos. A entrada da China deu um significativo equilíbrio à guerra, até que os Estados Unidos decidiram partir para a procura por uma solução diplomática. Em 1953 foi assinado o Armistício de Panmunjon, acordo que restabelecia os limites das Coreias e que foi capaz de dar fim aos intensos conflitos na região.

A Guerra da Coreia resultou na morte de cerca de três milhões e meio de pessoas.

Saiba mais: Segunda Guerra MundialGuerra Fria

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz