Grandes Navegações

Grandes Navegações
Mapa de 1502 mostrando as primeiras explorações durante a época das Grandes Navegações.

Durante os séculos XV e XVI, o mundo vivia uma espécie de transição do modelo de organização feudal para o que viria a ser, futuramente, o capitalismo. O renascimento comercial provocado pelas Cruzadas, a ascensão de uma burguesia forte e a criação dos Estados Nacionais foram fatores decisivos para a expansão marítimo-comercial europeia.

De fato, o comércio dos artigos de luxo despertava grandemente o interesse dos burgueses. A escassez de ouro e outros metais preciosos preocupava os reis e, além disso, como os turcos-otomanos haviam assumido o controle do porto de Constantinopla em 1453, surgia a necessidade de se encontrar um novo caminho para o Oriente. Todos esses aspectos resultaram em um período de buscas intensivas das potências europeias atrás de riqueza e novas rotas comerciais pelo globo terrestre, o qual é denominado Era das Grandes Navegações.

De fato, toda a Europa passou a se aventurar na realização dessas enormes expedições marítimas, com destaque para Portugal e Espanha. O pioneirismo dos portugueses pode ser explicado pelo fato de terem formado o primeiro Estado moderno europeu. Já a Espanha entrou na corrida da expansão marítima um pouco depois, uma vez estava bastante envolvida com a reconquista da Península Ibérica.

As Grandes Navegações resultaram em significativas mudanças econômicas, políticas e até mesmo ideológicas em toda a Europa. De fato, as atividades comerciais se aprofundaram grandemente e os países banhados pelo Atlântico passaram a desfrutar de uma posição estratégica. Logicamente, a expansão marítima resultou na descoberta de diversos novos territórios, como o continente americano, por exemplo. Além disso, também é possível dizer que o pensamento do homem da época se tornou mais racional, haja vista que as diversas lendas e contos mitológicos que permeavam seu pensamento a respeito do desconhecido acabaram se mostrando sem fundamento.

Saiba mais: Cruzadas – Mercantilismo

Deixe um comentário

1 Comentário em "Grandes Navegações"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Evellyn Vitória
Visitante

obg me ajudou muito para fazer meu trabalho!

wpDiscuz