História do GPS

História do GPS

O GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) é um sistema capaz de fornecer informações sobre a localização de pontos. Por meio de satélites, o mesmo pode dar as coordenadas exatas de onde uma pessoa, por exemplo, se encontra em qualquer parte do mundo.

Alguns confundem o sistema GPS com o aparelho receptor móvel do sistema, que também é popularmente chamado de GPS. Podemos dizer que a história do sistema se iniciou em 1957, ano em que a União Soviética lançou o primeiro satélite artificial da história, fato que deu início aos primeiros estudos sobre o uso de satélites na localização de pontos sobre a superfície terrestre.

Contudo, foram os americanos que de fato criaram o sistema. A base dessa criação foi o projeto NAVSTAR, desenvolvido em 1960 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Tal projeto resultou em um sistema capaz de oferecer diversas informações sobre qualquer parte do planeta, como localização e clima, a qualquer hora do dia, algo que era de extrema importância em eventuais conflitos militares ou operações de guerra. Após vários ajustes e correções, o projeto NAVSTAR finalmente se tornou totalmente operacional em 1995.

O GPS foi um verdadeiro sucesso, realidade que fez com que os Estados Unidos passassem a disponibilizar as informações, antes somente de uso militar, para o uso civil e gratuito.

Saiba mais: História do Automóvel

6 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *