História da Ginástica

 Ginástica

A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos.

Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos. De fato, os mesmos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sãos, dando à modalidade um papel fundamental na busca do equilíbrio entre aptidões físicas e intelectuais. Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.

Posteriormente, na civilização romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar. A rejeição do culto à beleza física também foi registrada durante a Idade Média, aspecto que resultou na perda da importância do esporte na época. Desta forma, a ginástica retomou sua evolução somente com o Renascentismo e a revalorização das referências culturais da antiguidade clássica.

Para a maioria dos especialistas, a ginástica atual teve no início do século XIX seu grande momento, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. Desde então, a modalidade não parou de se desenvolver. Em 23 de julho de 1881, foi fundada a Federação Europeia de Ginástica, entidade que se tornaria posteriormente, em 1921, a atualmente conhecida FIG (Federação Internacional de Ginástica).

Deixe um comentário

59 Comentários em "História da Ginástica"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Paulo César
Visitante

Legal,tem conclusão sim

Débora Rafaela
Visitante

Só faltou a conclusão

kaua
Visitante

Eu achei muito bom

jeffson fera
Visitante

ajudou legal ,valeu

lucas
Visitante

trabalho para escola (a historia da ginastica). vcs acham legal pra copia?

tainara
Visitante

muito bom, ajudou muito

Késsia
Visitante

Muito bom. Gostei dessa pagina. o resumo está ótimo, esclareceu bem.

igor
Visitante

Ajudou muito

janaina santos
Visitante

Muito bom este resumo esclareceu muito.

Victoria amanda
Visitante

Muito bom…ajudou muito.Tava atrasada em algum conteúdo desse e esse me ajudou bastante…

wpDiscuz