História da Geladeira

história da geladeira

As geladeiras são eletrodomésticos que mantêm a temperatura dos alimentos por meio do frio gerado por um compressor, movido por um motor. Em 1856, uma fábrica australiana de cerveja contratou o também australiano James Herrison para elaborar um sistema que fosse capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa, usando o princípio da compressão de vapor.

Em 1854 foi feito o primeiro sistema refrigerador para a indústria de carnes, em um frigorífico de Chicago, EUA. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, o que permitiu a refrigeração de frutas e legumes.

Até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais. A primeira geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), nome que posteriormente foi substituído por Kelvinator, o qual até hoje é usado como sinônimo da invenção nos EUA. O Kelvinator, assim como a maioria das geladeiras modernas, era arrefecido por uma bomba de calor de duas fases.

Outro modelo de geladeira que se tornou bastante popular nos EUA foi o “Monitor-Top”, desenvolvido em 1927 pela General Electric. Ao contrário dos outros refrigeradores, neste aparelho o compressor, o qual gerava muito calor, passou a ser colocado na parte de cima e protegido por uma espécie de anel decorativo.

Deixe um comentário

1 Comentário em "História da Geladeira"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Tiago
Visitante

Olá,
Tenho procurado, sem sucesso, a origem/história do costume de abrir a geladeira alheia é falta de educação. Sabendo-se que isso é algo comum no Brasil, trazendo até um constrangimento para quem o faz.
Faz parte de um trabalho escolar, mas isso é mais difícil do que eu imaginava. Será que existe uma origem mesmo?
Att,

wpDiscuz