Gasolina Comum e Aditivada

Gasolina Comum e Aditivada
Qual é a diferença entre gasolina comum e aditivada?

“Comum ou aditivada?”: quem nunca foi indagado com essa pergunta ao abastecer? A diferença entre os dois tipos de gasolina é algo que gera várias dúvidas entre os consumidores. Muitos até optam pela gasolina aditivada sem saber realmente o que estão comprando, só porque esta possui um preço maior e, logicamente, deveria oferecer algum tipo de vantagem. Mas qual a real diferença entre gasolina comum e aditivada?

Vamos logo ao que interessa: o que difere os dois tipos de gasolina é o fato da aditivada possuir um aditivo detergente/dispersante capaz de limpar os bicos injetores do sistema de injeção, enquanto a comum, não.

Essa limpeza é interessante pelo fato de reduzir o desgaste das peças que compõem o sistema de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores), já que os aditivos são capazes de retardar a oxidação da gasolina e impedir a formação da carbonização na câmara de combustão.

Entretanto, não pense que seu carro vai ganhar um fôlego a mais só porque você optou pela gasolina aditivada, pois a octanagem dos dois tipos é a mesma. E é justamente por essa semelhança que podemos misturar os dois tipos de combustível sem o menor problema.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a gasolina aditivada é indicada no caso de deslocamentos em áreas urbanas, nas quais temos que parar o carro toda hora. Já no caso de uma longa viagem, por exemplo, a mais indicada é a gasolina comum mesmo, pois os benefícios da aditivada não são bem aproveitados em altas velocidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz