História da Feijoada

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Feijoada

A feijoada é um dos pratos mais famosos da culinária brasileira. O mesmo consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes. De fato, a história dessa iguaria é objeto de confusão para muita gente graças a uma explicação popular inverídica de que o prato teria sido criado pelos escravos.

Segundo essa lenda contemporânea, os senhores não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas e pés, e davam tais pedaços aos escravos. Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, estes resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las ao feijão.

Na verdade, a grande inverdade dessa crença popular é dizer que os senhores desperdiçavam comida. Naquele tempo, a monocultura, a escassez e os altos preços dos alimentos tornavam a alimentação muito pobre. Para se ter uma ideia, muitos senhores acabavam falecendo em razão da alimentação deficiente durante os tempos coloniais. Portanto, não tinha como os ricos proprietários rurais ostentarem: a situação era difícil para todos.

Diante dessa realidade, os escravos comiam praticamente a mesma coisa que os senhores. Além disso, deveriam ser bem alimentados, uma vez que seu trabalho era a base da economia na época.

De fato, acredita-se que a feijoada já existia antes na Europa, mas com outro nome: o cozido. Podemos encontrar exemplos do prato na culinária de países como França (cassoulet), Espanha (cozido madrilenho) e Itália (casseruola). Provavelmente, a nossa feijoada foi uma adaptação do cozido europeu, mas com uma grande diferença: o emprego do feijão preto, finalmente uma contribuição tipicamente brasileira.

12 Resultados

  1. Judite disse:

    Na feijoada vai farofa? Fala sério, é outra inverdade porque a farofa é um acompanhamento complementar da feijoada, porém não faz parte dos ingredientes da receita.

  2. Silvio Junior disse:

    Usavam carnes salgadas?

  3. renato disse:

    oi, está historia bem contada para mim.

  4. lais disse:

    Nossa ! eu fiz para o namorado , e ele amou , depois nos fizemos sexos , claro que o sexo foi melhor …

  5. jhon disse:

    e pq o nome feijoada

  6. Thuthuca disse:

    nossan gente eu amei.. eu fiz pro meu marido e ele amou,aí nós secso mais tardee.

  7. Márcio da Silva Neiva disse:

    f
    Ficou uma dúvida, a feijoada já era um prato africano ou surgiu no Brasil na época da escravidão?

    • Willian disse:

      Leia o Texto Não existe FEIJÃO na ÁFRICA a FEIJOADA é de Origem EUROPÉIA. mais precisamente de origem PORTUGUESA.
      Como diz o texto senhores e escravos comiam basicamente a mesma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *