Fazer Vaquinha

Fazer Vaquinha
É provável que a expressão “fazer vaquinha” tenha se originado a partir do uso de um termo do latim.

A tese mais comum para explicar a origem da expressão ‘fazer vaquinha’ é a de que esta tenha surgido durante as décadas de 20 e 30, fruto de uma relação do jogo do bicho com o futebol.

De fato, nessa época o mundo da bola era muito menos glamouroso do que é atualmente. A maioria dos jogadores sequer tinha salário. Era a própria torcida do time que se reunia e arrecadava um prêmio em dinheiro para ser compartilhado pelos atletas.

Para facilitar, os valores das recompensas passaram a ser relacionados com o jogo do bicho. Assim, quando iam arrecadar cinco mil réis, chamavam a bolada de “cachorro”, pois este era o animal que representava o número cinco no jogo. Como o prêmio máximo era vinte e cinco mil réis, número da vaca, surgiram os termos ‘fazer uma vaca’ ou ‘fazer vaquinha’, isto é, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um fim específico.

Entretanto, embora amplamente difundida por tanto tempo, tal hipótese é questionada por alguns especialistas, que alegam o fato de o termo também ser usado com o mesmo sentido fora do Brasil.

Desta forma, a explicação mais provável é a de que a expressão tenha surgido a partir do uso da palavra latina pecu (gado, rebanho) para designar riqueza e dinheiro. Mediante uma tamanha semelhança entre “pecuário” e “pecuniário”, seria razoável dizer que as pessoas começaram a fazer uma analogia entre “vaca” e “dinheiro”.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz