É possível fazer cócegas em si mesmo?

cócegas em si mesmoÉ possível fazer cócegas em si mesmo?

Cócegas são processos neurológicos que colocam o corpo humano em estado de defesa mediante algum tipo de estímulo recebido. Segundo cientistas, tal mecanismo é uma forma de defesa natural que o homem adquiriu ao longo do tempo. Quer um exemplo? Se um inseto peçonhento passasse por nossos pés, sentiríamos os estímulos das cócegas e ficaríamos atentos ao perigo. Ok, mas por que alguém não consegue fazer cócegas em si mesmo?

Simples. Sabemos que as cócegas são reações de “alerta” mediante algum estímulo desconhecido. O que acontece é que, quando tentamos fazer cócegas em nós mesmos, nosso cérebro já está ciente dos movimentos e dos estímulos que iremos fazer, cancelando a resposta de defesa aos mesmos, ou seja, as cócegas. É por isso que não sentimos nada nesta condição.

Falando de uma forma mais específica, o cerebelo produz a previsão exata do movimento e imediatamente transmite tais informações ao córtex somatossensorial, parte do cérebro responsável pela sensação do tato, com o intuito de neutralizá-lo: algo do tipo “pode relaxar, que esse movimento aí não oferece risco algum”.

Deixe um comentário

1 Comentário em "É possível fazer cócegas em si mesmo?"

avatar
mais recentes mais antigos mais bem votados
Nina
Visitante

Pergunta: Eu consigo fazer Cócegas em mim mesma, isto é totalmente normal?