Dor de cotovelo

Dor de cotovelo
O termo ‘dor de cotovelo’ pode significar sofrimento no amor ou inveja das bravas.

A história da expressão ‘dor de cotovelo’, muito usada para se referir ao sofrimento decorrente de uma decepção ou desilusão amorosa é fácil de entender. Na verdade, a origem do termo surgiu de forma natural, a partir da figura de uma pessoa sentada no bar, com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor. Assim, de tanto ficar com os cotovelos nessa posição, eles começariam a doer, segundo o imaginário popular.

De fato, a expressão ficou bastante popular após fazer parte da letra das músicas de muitos sambistas e cantores românticos, com destaque para o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, conhecido por compor canções que expressavam a melancolia por um amor perdido.

Além de ser usado para se referir à dor pelo amor não correspondido, o termo ‘dor de cotovelo’ também é empregado para designar inveja ou ciúme. Isso provavelmente tem a ver com o hábito das pessoas darem leves “cotoveladas” umas nas outras quando querem reprimir ou censurar algo. Desta forma, a ideia seria a seguinte: quem estaria criticando demasiadamente alguém (dando tantas cotoveladas que chega dói o cotovelo) certamente nutre um sentimento de inveja por essa pessoa.

Deixe um comentário

avatar