Dar com os Burros n’água

Dar com os Burros n'água
A expressão ‘dar com os Burros n’água’ surgiu como uma analogia aos bandeirantes que buscavam riquezas, mas que deixavam seus animais de carga se afogarem.

Acredita-se que a expressão ‘dar com os Burros n’água’ tenha surgido ainda no período do Brasil Colonial, época em que os burros e mulas representavam os principais meios de locomoção e transporte por aqui. Era bastante comum o fato de tropeiros escoarem a produção de ouro, cacau e café por extensas distâncias sobre os lombos desses animais.

No entanto, a busca desenfreada por ouro e pedras preciosas levava os bandeirantes a percorrer locais isolados e de difícil acesso, sem a menor infraestrutura. Assim, devido à falta de estradas adequadas,  os burros passavam por caminhos estreitos, regiões alagadas e muitos deles acabavam se afogando. Quando esses animais morriam, deixavam toda a mercadoria dos tropeiros cair na água e se deteriorar. Foi dessa forma que a expressão surgiu: o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algo e não tem sucesso, uma analogia aos bandeirantes que buscavam riquezas, mas que ‘davam com os burros n’água’.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *