História da Expressão “Custar os Olhos da Cara”

História da Expressão "Custar os Olhos da Cara"A história da expressão “Custar os Olhos da Cara” está ligada a um trágico episódio envolvendo um conquistador espanhol que perdeu um de seus olhos.

Há quem diga que a expressão “custar os olhos da cara” tenha se originado quando o conquistador espanhol Diego de Almagro perdeu um de seus olhos durante certo conflito em uma fortaleza inca. Após retornar a sua pátria, diante do imperador Carlos I o espanhol teria soltado a máxima “Defender os interesses da Coroa espanhola me custou um olho da cara”. Depois desse episódio, foi apenas uma questão de tempo para que a expressão tenha se espalhado entre o povo.

No entanto, é sabido que diversos povos da Antiguidade tinham a tradição de arrancar os olhos de seus prisioneiros de guerra, especialmente dos governantes inimigos. Tanto é que o próprio escritor romano Plauto (254-184 a.C.) já havia registrado a expressão em uma de suas peças de teatro. E  é aí que entra a segunda hipótese para a história da expressão “custar os olhos da cara”: a mesma pode ter surgido a partir desta cruel tradição.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments