Cultura Grega

Cultura Grega
“Laocoonte e seus filhos”: a escultura foi um dos destaques da cultura grega.

Os gregos foram povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura, ciência e das artes. A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Os primeiros filósofos buscavam entender os fenômenos da natureza por meio de explicações racionais e organizadas, fugindo das justificativas mitológicas. Aliás, a própria mitologia foi outra grande contribuição: até hoje, vários filmes, séries e histórias são baseados no conjunto de mitos e deuses gregos, vistos como seres superiores, embora também tivessem sentimentos iguais aos dos homens.

Na ciência, é possível reconhecer grandes avanços nos campos da matemática e astronomia. Vale lembrar que as regras básicas da Geometria e do cálculo integral foram desenvolvidas pelos gregos e até hoje as descobertas de Pitágoras, Euclides e Arquimedes são ensinadas nas escolas. Além disso, foram eles que criaram a máquina de Anticítera, artefato utilizado para calcular o movimento dos planetas e que é considerado o ancestral do computador astronômico.

O teatro também era um elemento importantíssimo da cultura grega. As peças aconteciam em grandes anfiteatros ao ar livre e as imensas filas começavam a se formar um dia antes das apresentações. Em relação ao teatro, é válido citar os mais importantes escritores de peças da Grécia Antiga, Ésquilo e Sófocles. A escultura grega, que tanto influenciou a arte romana e a renascentista, buscava retratar os corpos com o máximo de perfeição, exaltando a beleza estética.

Ainda podemos citar outras elementos da cultura grega que se tornaram muito importantes para as sociedades vindouras, como a própria criação dos Jogos Olímpicos, festival realizado em homenagem a Zeus, o principal dos deuses. Os Jogos ocorriam de quatro em quatro anos e eram tão importantes para os gregos, que até mesmo guerras eram suspensas para que  isso não atrapalhasse a realização do evento, o que os historiadores chamam de “trégua sagrada”.

Além disso, não podemos deixar de ressaltar como legado da cultura grega as concepções de cidadania e democracia, ideias que nortearam todo o sistema sociopolítico do mundo ocidental.

Civilização gregaA rivalidade entre Esparta e Atenas – Civilização RomanaHistória do Teatro

Deixe um comentário

5 Comentários em "Cultura Grega"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Antonio
Visitante

Muito bom nota dez

Mathiew the super sayan
Visitante

gostei,valeu apena ver neste site

Francisca Claricia Duarte Araújo
Visitante
Francisca Claricia Duarte Araújo

Gostei muito de saber sobre a história grega é muito interessante.

gabriela santos
Visitante

somente os atletas do sexo masculino podem participar das provas

lucas
Visitante

sim

wpDiscuz