Criacionismo e Evolucionismo

 Criacionismo e Evolucionismo

Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento a respeito de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?

O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, já que suas abordagens são completamente distintas. A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Entretanto, é importante desvincular criacionismo de cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente, o Deus dos cristãos. O islamismo, por exemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá.

Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, espécie correspondente ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista se originou a partir da publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a ideia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

Deixe um comentário

140 Comentários em "Criacionismo e Evolucionismo"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Adrielly Dias
Visitante

Lega!! gostei Kkk

kallen
Visitante

Gostei dessas respostas eu ganhei 10

Primata
Visitante

Essa teoria do relógio é absurda. Entropia? Isso não é entropia. Isso é abiogenese. Portanto é uma falácia.

nallanda
Visitante

muito boom

alguém do brasil
Visitante
vamos imaginar um relógio. um relógio é feito por um relojoeiro. nós não sabemos exatamente quem é, não conhecemos esse relojoeiro pessoalmente, mas mesmo assim sabemos que alguém que fez. mas e se eu te disser que não foi alguém que fez o relógio? e se eu te dizer que veio um pedaço de metal voando lá da China,depois veio outro pedaçinho bem pequeno de metal, e depois uma poeira, e aí… POW! formou o relógio! você acreditaria? não? então porque o relógio tem um relojoeiro, o sapato tem um sapateiro, o pão tem o padeiro e a terra não… Read more »
Esther
Visitante

Parabéns pela coragem em responder como acredita,estou com você segundo a sua resposta acredito piamente na existência de Deus e no seu poder em fazer todas as coisas.

Catarina A.
Visitante

Entrei no site pra juntar dados sobre o tema da minha apresentação – Evolucionismo x criacionismo – e encontrei seu coméntario… posso dizer?
Arrasou!
Teu comentário foi tão simples e preciso ao mesmo tempo que me sinto obrigada a apresenta-lo para minha turma.
Parabéns e obrigada!

Anônimo
Visitante

Pessoal, isso é uma teoria, não uma afirmação, relaxem.

viniciu
Visitante

em relação ao macaco..
primeiro leiam um pouco, não fiquem repetindo o que os outros falam sem ter fonte ou algo comprovado…o homem não evoluiu do macaco, os dois pertencem a diferentes espécies da ordem dos primatas e por isso possuem algumas características similares, herdadas de um antepassado comum. Um não descende do outro. É como se, em uma árvore genealógica, ambos fossem primos distantes.

Luka
Visitante

Não exite incompatibilidade entre o Evolucionismo e o Cristianismo!!

Agora existe incompatilidade entre o Evolucionismo e o Catolicismo!

Isto acontece porque o Catolicismo há muito tempo se distanciou do Cristianismo primitivo..

Michelle
Visitante

???

anonimo
Visitante

meu pai sempre me ensinou que deus só vai fazer alguma coisa por nos se agente se humilhar para ele, ai eu paro e penso se deus e perfeito e ama as coisas que ele criou eu acho que ele não iria gostar de ver agente se humilhando ate porque isso ai seria egoísmo e tbm seria o perfil de uma pessoa que se acha demais ps : meu pai e da igreja universal

euller
Visitante

primeiro ponto; Deus n quer niguem se humilhando para ele, pois isso vai totalmente contra oq o cristianismo! Deus esta a procura de homens de coração puro, sera q existe alguem assim? claramente n! a questão é q msm sem existir esse ser humano “perfeito” Deus ainda continua nos amando! quer uma prova q DEUS nos ama? a nossa existencia

Juarez
Visitante

?? Ninguem saí por aí pelado, doido, se humilhando… sua argumetação, esta totalmente sem nexo..

Anonimo
Visitante

Cara,me desculpe…mas isso q vc disse é de uma ignorância tam grande,que eu não sei oq falar
enfim,tenta estudar mais a biblia antes de comentar,pq pelo visto vc não sabe quase nada,ou nada…acho q teu pai te ensinou errado sobre a biblia…

Macaquinha Feliz :)
Visitante

Nós não somos macacos. Somos serhumaninhos
parem de discutir isso galera boba

Daniel ribeiro
Visitante

nos n somos macacos e sim o resultado de uma evolução de um ancestral comum com o macaco

Juarez
Visitante

E pq ainda existem macacos?? Se evoluimos… e qual antiga especie do macaco? Só contradizem a respeito de Deus, mais nao dizem nenhum aspecto meramente importante.. O mundo é muito organizado apos o Sol vem a Lua… nao surgiria isso atraves do nada, atraves de explosao

Filemon alves
Visitante

Eeer

Primata
Visitante

E só pra lembrar toda vida na terra descende do mesmo mecanismo proteico, o qual gerou as primeiras células, das quais descendem toda a vida terrestre.

wpDiscuz