Criacionismo e Evolucionismo

 Criacionismo e Evolucionismo

Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento a respeito de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?

O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, já que suas abordagens são completamente distintas. A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Entretanto, é importante desvincular criacionismo de cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente, o Deus dos cristãos. O islamismo, por exemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá.

Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, espécie correspondente ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista se originou a partir da publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a ideia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

199
Deixe um comentário

avatar
72 Comment threads
127 Thread replies
5 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
127 Comment authors
Felipa pesaoaleocrisbio cristaldoDescrenteDescrentedudukase Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Felipa pesaoa
Visitante
Felipa pesaoa

Não me ajudou em nada era pra ser a só falado mais separado o criacionismo e evolucionismo

dudukase
Visitante
dudukase

vai ajudar a fazer meu trabalho parabens a quem criou por que esta perfeito e bem resumido

Pedro Teixeira Morales
Visitante
Pedro Teixeira Morales

Só errou quando disse que nenhuma das teorias podem ser provadas em laboratórios. A evolução das espécies pode ser provada com experimentos laboratoriais, sim! Existem muitas, mas muitas mesmo, experiências envolvendo bactérias e suas evoluções em tubos de ensaio. O texto é ótimo, mas raso em fundamentos. Parabéns pela iniciativa mas procura ler um pouquinho mais a fundo sobre o tema, dizer que não pode ser provado, é muito errado. Não podemos provar a evolução do homem, já que durou alguns milhões de anos mas podemos provar muitas outras, como mariposas, vegetais, algumas raças de cachorros ( principalmente sua noção… Read more »

Descrente
Visitante
Descrente

Pois é, Pedro Teixeira Morales, achei o texto muito simplista tb. Além do fato do criacionismo não ser necessariamente uma “teoria” mas crença.
Além de ter outras formas de crenças não-criacionistas como as dos jainistas, onde universo sempre teria existido sem nunca ter sido criado.

Descrente
Visitante
Descrente

Pois é, Pedro Teixeira Morales. Tanto é que, por exemplo, se tem que cria vacinas novas pras mutações evoluídas.

E sobre criacionismo ser uma “teoria” (conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica), ehh, tá mais pra crença que teoria.

Há várias outras visões religiosas como exemplo a dos jainistas e budistas sobre a crença de que universo sempre existiu e nunca foi criado ou surgido.

leocrisbio cristaldo
Visitante
leocrisbio cristaldo

Vocês que são rasos pois os cientistas aumentaram 60 mil vezes uma bactéria e todos eles deixaram de ser ateus, quando viram a engrenagem do flagelo da bactéria. Nano- tecnologia: avanço da ciência ou obra do acaso? Todo o texto a seguir foi extraido na Wikipedia nessa data. Algumas imagens fora extraidas de outros sites, alguns religiosos, outros não. Eu vejo um projeto de alta tecnologia biomolecular no flagelo da bactéria: um nano-motor protônico com direito a estator, rotor, mancais, regulador de velocidade, e uma pá propulsora helicoidal de alta performance. Uma obra que nossa mais alta engenharia não sonha… Read more »

Bella
Visitante
Bella

Esse site me ajudou mto para fazer meu trabalho thx 😉 😄 👍❤!!!!!!

nei
Visitante
nei

Muito bom, claro e objetivo sem ser tendencioso, mas honesto, só pecou na questão de Homem e macacos.

Eder
Visitante
Eder

Esse texto me ajudou muito

Eder
Visitante
Eder

Esse trabalho era pro final de ano e me ajudou muito

Indianara
Visitante
Indianara

Eu estou fazendo um trabalho espero que dê certo Obrigado criadores😘😘😘

juga magam cara
Visitante
juga magam cara

nao gostei do primeiro paragrafo

Cristian
Visitante
Cristian

Qual a proposta do evolucionismo