Criacionismo e Evolucionismo

 Criacionismo e Evolucionismo

Um dos maiores mistérios que sempre intrigou o homem ao longo de sua história é o conhecimento a respeito de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos, ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?

O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas. A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Entretanto, é importante desvincular criacionismo de cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente, o Deus dos cristãos. O islamismo, por exemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá.

Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, espécie correspondente ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista surgiu a partir da publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a ideia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

Deixe um comentário

112 Comentários em "Criacionismo e Evolucionismo"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Odolfo
Visitante

Muito bom , tirei nota máxima , obrigada pelo texto 😄

Rosalia
Visitante

O texto foi bom minha filha copiou e ela ganhou uma nota boa
Obrigado pelo texto feito

Adrielly Dias
Visitante

Lega!! gostei Kkk

kallen
Visitante

Gostei dessas respostas eu ganhei 10

Primata
Visitante

Essa teoria do relógio é absurda. Entropia? Isso não é entropia. Isso é abiogenese. Portanto é uma falácia.

nallanda
Visitante

muito boom

alguém do brasil
Visitante
vamos imaginar um relógio. um relógio é feito por um relojoeiro. nós não sabemos exatamente quem é, não conhecemos esse relojoeiro pessoalmente, mas mesmo assim sabemos que alguém que fez. mas e se eu te disser que não foi alguém que fez o relógio? e se eu te dizer que veio um pedaço de metal voando lá da China,depois veio outro pedaçinho bem pequeno de metal, e depois uma poeira, e aí… POW! formou o relógio! você acreditaria? não? então porque o relógio tem um relojoeiro, o sapato tem um sapateiro, o pão tem o padeiro e a terra não… Read more »
Catarina A.
Visitante

Entrei no site pra juntar dados sobre o tema da minha apresentação – Evolucionismo x criacionismo – e encontrei seu coméntario… posso dizer?
Arrasou!
Teu comentário foi tão simples e preciso ao mesmo tempo que me sinto obrigada a apresenta-lo para minha turma.
Parabéns e obrigada!

Anônimo
Visitante

Pessoal, isso é uma teoria, não uma afirmação, relaxem.

viniciu
Visitante

em relação ao macaco..
primeiro leiam um pouco, não fiquem repetindo o que os outros falam sem ter fonte ou algo comprovado…o homem não evoluiu do macaco, os dois pertencem a diferentes espécies da ordem dos primatas e por isso possuem algumas características similares, herdadas de um antepassado comum. Um não descende do outro. É como se, em uma árvore genealógica, ambos fossem primos distantes.

Luka
Visitante

Não exite incompatibilidade entre o Evolucionismo e o Cristianismo!!

Agora existe incompatilidade entre o Evolucionismo e o Catolicismo!

Isto acontece porque o Catolicismo há muito tempo se distanciou do Cristianismo primitivo..

Michelle
Visitante

😀😀😀

wpDiscuz