Criacionismo e Evolucionismo

 Criacionismo e Evolucionismo

Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história é o conhecimento a respeito de suas próprias origens. Pode-se dizer que todos os povos da Antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes na questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais?

O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, já que suas abordagens são completamente distintas. A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No principio criou Deus os céus e a terra”. E essa é justamente a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Entretanto, é importante desvincular criacionismo de cristianismo, pois a teoria criacionista prega que todas as coisas foram criadas substancialmente por um Criador onipotente, não sendo, necessariamente, o Deus dos cristãos. O islamismo, por exemplo, também prega uma visão baseada no criacionismo, porém com a figura de Alá.

Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, espécie correspondente ao homem com suas características atuais. De fato, a teoria evolucionista se originou a partir da publicação do livro de Charles Darwin “A Origem das Espécies”, em 1859. Darwin, após uma viagem às Ilhas Galápagos, acabou descobrindo diversas novas espécies de animais, realidade que o levou a desenvolver a ideia de seleção natural dos seres vivos. Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo.

Deixe um comentário

161 Comentários em "Criacionismo e Evolucionismo"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
joana Darc
Visitante

amei

raimundo lucivaldo barros
Visitante
A discussão sobre a origem de tudo é tão antiga quanto a própria humanidade, as perguntas de onde viemos, o que éramos antes, para onde vamos? Sempre fez parte da inquietação humana. afinal fomos criados ou evoluímos de seres inferiores aos humanos atuais? A busca destas respostas tem sido buscadas na ciência e na religião ; as religiões mundiais não puderam responder até hoje, pois o mito não responde. E a ciência responde ? Embora muito esforço seja feito no sentido de encontrar tais respostas, a ciência tem buscado por meio lógico responder o ilógico; a lógica é humana, tem… Read more »
Descrente
Visitante

Tava indo bem até “para mimo criacionismo e o evolucionismo estão em extremos opostos e a ciência no meio para aferir quem é quem. No entanto as descobertas científicas tem apontado para um criador, que planejou, que organizou e pôs o universo em perfeito equilíbrio.”

Na natureza surgem matérias e anti-matérias sem precisar dum criador.

Há várias religiões como Jainismo e seitas budistas onde não se baseiam em crença de um criador, mas vc só leva em consideração o criacionismo (cristão talvez?).

Cassio Lacerda
Visitante

O evolucionismo é baseado no conhecimento científico, conquistado e mantido através de experimentos e estudos profundos em diversas áreas do conhecimento.

O criacionismo é baseado apenas na fé, você apenas acredita.

“Eu não quero acreditar, eu quero saber, quero conhecer”

Veronica
Visitante

Na verdade ambos são questão de fé, pois não há provas científicas de nada, nem que um dia existiu um Big Bang. Se existissem realmente provas não existiriam mais cientistas nem biólogos cristãos ou de qualquer religião, pois todos sabem que só existem hipóteses levantadas e até hoje nenhum macaco se transformou em humano em laboratório, não é mesmo?

Enzo
Visitante

Muito bom

Ellen
Visitante

Legal

Alex
Visitante
“Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas.” Completamente equivocado. Na minha posição de Geólogo, estudando Bioestratigrafia (ferramenta fundamental para mapear petróleo) baseada em microfósseis e nanofósseis (paleontologia logicamente). Tenho colegas que todo ano descobrem novas espécies de ostracóides fósseis, trabalhando em laboratórios, estudando camadas de sedimentos antigos e profundos, raseando e analisando amostras metro a metro (às vezes tiramos testemunhos contínuos com centenas de metros) em direção à camadas mais jovens e rasas, podendo rastrear, datar e descrever a evolução destas espécies guia ao longo do tempo geológico,… Read more »
ailton
Visitante

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Descrente
Visitante

E homem cristão não compreende q elfos existem porque pra eles é loucura, eles não vêem pq não discernem misticamente.

– Mago Merlin

Ju777
Visitante

Ola! Será que poderia me passar seu Facebook?

Jailson
Visitante

Fio, muito interessante saber sobre seu trabalho, mas voltando ao texto. Oq o autor quis dizer, eh que tanto o criacionismo quanto o evolucionismo, não se pode obter respostas de onde tudo começou em laboratório. Podemos ateh datar uma rocha, fóssil ou algo do gênero, mas “criar” um fóssil em laboratório, isso sim eh impossível. Entendeu?

Descrente
Visitante
Ah pode sim, mas como vc não conhecia achou q não existia. ◆ Experiência de Miller e Urey https://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Miller_e_Urey A experiência de Miller e Urey foi uma experimento cientifico concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida. Em 1953, Stanley L. Miller e Harold C. Urey da Universidade de Chicago realizaram uma experiência para testar a hipótese de Oparin e Haldane que ficou conhecida pelos nomes dos cientistas.[1] Esta experiência… Read more »
Alex
Visitante

Não! Você não entendeu, somos mamíferos oriundos da evolução de seres menos complexos… Isso é comprovado no laboratório, no campo, na natureza, nos fósseis, nas rochas e muito mais, apenas a Bíblia fala o contrário. Te garanto que não há criador, tivemos a sorte de apreciar a carne para poder descer das árvores e dominar as savanas atrás de caça, sem contar o domínio do fogo!

Maeté
Visitante

VC garante? então pergunto,o nada pode gerar algo?

Maísa
Visitante

E a sim um criador um Deus único
A Bíblia prega o que é certo e o que verdadeiramente aconteceu que Deus criou os céus e terra , os seres viventes as plantas o jardim do Éden e também Deus fez o homem segundo a sua semelhança foi feito do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida

Descrente
Visitante

Deus criou terra antes do sol. Claro isso prova q Papai Noel existe!

adriana
Visitante

Alex,vc não pode garantir nada,como Darwin ,lamarcke nenhum outro garantiu…

Descrente
Visitante

Pois é, daí a única opção é acreditar no Papai Noel criador do universo sem questionar, só aceitar sem fazer pesquisas.

Alex
Visitante
Quanta ignorância, quem não tem evidências palpáveis é a Bíblia, o resto que citei tem até demais, experimente pesquisar e estudar um pouco, pode começar por Darwin mesmo, mas tente estudar uma publicação original (já existem versões traduzidas) de algum artigo de Darwin, seja de geologia ou evolucionista. Não vá estudar o que os crentes acham por puro achismo… Tem umas traduções publicadas recentemente, “Observações geológicas em ilhas vulcânicas”, se não esgotou a segunda edição você ainda pode comprar um, e “Darwin e as montanhas”, ambos traduzidos por Leandro Thomaz (geólogo)… Pesquise também sobre “metodologia científica”, pode ser que você… Read more »
Descrente
Visitante

E tem a Experiencia de Miller e Urey, baseado em Oparin, Haldane sobre a origem bioquimica da vida

Helena Custódio
Visitante

Alex,
Acho muito interessante encontrar um típico ateu “graças a Deus”. Mais não vamos entrar no mérito de uma questão onde apologeticamente não chegaremos a um consenso, mais quero lhe fazer um convite, assista o filme Questão de fé, talvez você conheça, se não conhece, vale muito a pena.

Descrente
Visitante

“Ateu graças a deus” só se força de expressão. Fé é baseada em achismo, crer não é saber e por isso não é questão de ciência (saber):

◆ Hebreus 11:1-

1 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

2 Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

◆ João 20;29

Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!

Alex
Visitante

Este também é legal, https://www.youtube.com/watch?v=5R_Vm2wCQj4 Vale a pena!

Alex
Visitante

Ok, vou assitir! Se puder, recomendo “Encontro com homens notáveis” filme e livro, Vale a pena! https://www.youtube.com/watch?v=nsH75gtH4Og
Há outros…

raimundo lucivaldo barros
Visitante

Amigo Alex, parece que você fala do que não sabe, certamente não conhece nada da bíblia. Pois o que a ciência pôde comprovar até hoje concorda com o criacionismo veja a lei da biogênese, da gravitação universal as descobertas sobre fecundação e outras mais e compare com bíblia. Sei vai mudar de opinião, DEUS te abençoe.

Descrente
Visitante
E vc muito menos, sabe o fala: Tentar encaixar criacionismo com evolução é forçar barra. Principalmente os vários erros como já existir Terra antes do Sol e estrelas, etc ◆ Genesis 1:1-6 No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã:… Read more »
Alex
Visitante

Formei em geologia e hoje trabalho com petrofísica, trabalho em conjunto com campo, laboratório e ciência. Na minha área de formação e ciência, este paneta tem 4,8 bilhões de anos, o primeiro ser vivo foi a cianobactéria há 2,5 bilhões de anos (todos os seres vivos descendem dela) e o oceano Atlântico se abriu a 250 milhões de anos. Trabalhamos sempre com o perfeito entendimento do que é tempo geológico. Acho que é o suficiente só por um esbarrãozinho na geologia…

Lucas
Visitante

Engraçado. Trabalham com o “perfeito” entendimento do que é tempo geológico. Se é perfeito o entendimento da ciência, não haveria variação nesse entendimento, mas o que vemos é a constante mudança na ciência dia após dia, sem chegar ao conhecimento concreto. A palavra de Deus é o que é, e só esse entendimento é perfeito e a prova de falhas. Deus te abençoe Alex. Você não é obrigado a crer em Deus, então não venha querer que eu acredite que vim dos macacos.

Descrente
Visitante
Sim. Porque a ciência trabalha com pesquisas e revisões, não é baseada num livrinho que diz q tudo ali é fato comprovado, sem admitir q errou ou ter abertura pra revisão! Quando algo da Biblia é provado falso, aí já dizem q a passagem em questão era no sentido figurado! No máximo vc poderia ser um agnostico, já que não se sabe nem tem provas de criacionismo. E homens não vieram de macacos. Estude mais, humanos evoluíram de primatas com elo comum entre símios e humanos. Agora faça exame de DNA e compare com de um símio ai vai ver… Read more »
Clauidnei
Visitante

Estranho tudo isto,as vezes fico pensando como surgiu o avião,um invento complexo,mas menos complexo que o ser vivo,aí vejo que tem os caras que projetaram e construíram tudo.Derepente vejo estas idéias evolucionistas,olho ao redor tudo que tem em volta é complexo e tenho certeza que teve um projeto,bem elaborado e pensado.Nós somos muito pequenos e limitados para entender como surgimos,Com certeza teve um projeto.Fico pensando quando foi que o Fiat uno,resolveu ser Palio e o Palio amarok.

Descrente
Visitante
Tem muita coisa complexa na natureza que é obra do “acaso”. O mesmo argumento da “Complexidade irredutível”. Esses vídeo explicam muita coisa: https://www.youtube.com/watch?v=Q64bfjsa3E8 ◆ Experiência de Miller e Urey https://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Miller_e_Urey A experiência de Miller e Urey foi uma experimento cientifico concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida. Em 1953, Stanley L. Miller e Harold C. Urey da Universidade de Chicago realizaram uma experiência para testar a hipótese de Oparin… Read more »
Alex
Visitante

Tá, e quem projetou o Projetista?

Cleiton
Visitante

Só uma pergunta, e qual teoria sobre o criacionismo e evolucionismo você cre?

VANIO
Visitante

kkkk,no principio criou Deus o ceús e a terra ,tambem as estrelas o sol a lua inclisive o senhor que vos falo,eu lhe pergunto tudo isso existe,E MEU CARO A PALAVRA DE DEUS NAO SE RESUME EM TEORIAS MAS EM PRATICA,E O LIVRO DOS LIVROS

Descrente
Visitante

Criou a terra antes do Sol! Isso prova muita coisa mesmo:

Genesis 1:1-6

1. No princípio, Deus criou os céus e a terra.
2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
3. Deus disse: Faça-se a luz! E a luz foi feita.
4. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.
5. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
6. Deus disse: Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele umas das outras.

Alex
Visitante

Sugiro assistir “A guerra do fogo”, um filme antigo, mas ainda de acordo com teorias paleoantropológicas atuais.

Luiza Aquino
Visitante

Estou estudando sobre esse assunto e estou achando super legal já assistii um filme também .

R@ZONE
Visitante

valeu mesmo.o professor passou um dever falando sobre esse assunto e se não fosse isso estaria morto.isso explica bem o que eu verdadeiramente queria com palavras um pouco complexas de entender e respostas bastante agradaveis

yasmim Bernardes
Visitante

Obrigado se não fosse esse texto eu teria tirado 0 kkkkkk

paulo
Visitante

eu tandem se nao fosse esse texto eu teria tirado 0 no debate da escola

lucas neves
Visitante

essa teoria do homem vir do macaco foi mal interpretada….

Descrente
Visitante

Sim! os homens evoluíram de primatas ancestrais comuns entre homens e símios

Odolfo
Visitante

Muito bom , tirei nota máxima , obrigada pelo texto ?