Civilização Mesopotâmica

Civilização Mesopotâmica
Shedu, touro alado postado às entradas dos palácios assírios, um dos maiores conquistadores da Civilização Mesopotâmica,

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa “entre rios”. Essa é justamente uma das principais características da região, localizada no Oriente Médio, entre os vales dos rios Tigre e Eufrates. Conhecida como Crescente Fértil (uma alusão ao formato de lua crescente), tal localidade era dotada de um excelente solo, algo bem diferente dos desertos áridos das terras vizinhas.

A história da civilização mesopotâmica está diretamente ligada à história da própria humanidade, já que ela é considerada a mais antiga de todas as sociedades. De fato, com a sedentarização e a revolução agrícola da Era Neolítica, por volta do VI milênio a.C. os homens começaram a se agrupar e a fundar as primeiras cidades mesopotâmica (Lagash, Uma, Kish, Ur, Uruk e Gatium). Vale ressaltar que as mesmas não possuíam unidade política, isto é, cada cidade-estado era dotada de autonomia militar, política e econômica. Cada uma também pertencia a um deus, representado pela figura divina do rei.

Graças à existência de um solo extremamente fértil, a agricultura se tornou a principal atividade econômica da Civilização Mesopotâmica, com destaque para o cultivo de trigo, cevada, linho e gergelim. Os mesopotâmicos também sempre mantiveram contato com os povos vizinhos, desenvolvendo um comércio à base de trocas, uma vez que a moeda ainda não era utilizada naquela época. Politeístas, acreditavam em muitos deuses: seres mais fortes, poderosos, superiores e imortais.

De fato, vários povos habitaram a região da Mesopotâmia. Os sumérios ficaram conhecidos por terem desenvolvido a escrita cuneiforme e criado grandes sistemas de irrigação e drenagem. Os babilônios criaram o primeiro código de leis da história, o Código de Hamurabi. Além disso, foram responsáveis pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Já os assírios eram povos extremamente militares e cruéis com os povos dominados, fato que os levaram a conquistar diversos territórios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *