História da Calculadora

História da Calculadora

Se realizar certos cálculos complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples, imagine como seria a vida dos matemáticos e engenheiros sem o dispositivo. Felizmente, os instrumentos de cálculos facilitam a vida do homem desde a Idade Antiga.

Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 antes de Cristo, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.

Em 1642, a calculadora (ou melhor, o ábaco) sofreu uma grande evolução por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato desta realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.

Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.

No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.

Saiba mais: Idade AntigaHistória da Matemática

Deixe um comentário

11 Comentários em "História da Calculadora"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
jhenifer
Visitante

obrigado por me ajudar a fazer a minha pesquisa de matematica

cecilia barros
Visitante

a historia da calculadora é uma das historias mais bela s que ja lie muito enpogante,super bacana,muito legal parabens pra pessoas que queriaram este canal aqui no parabens mesmo…

Davi Wilken
Visitante

portugues do bom \

thalya hellen moreira de deus
Visitante

amei

thalya hellen moreira de deus
Visitante

amei levei 10 nas matérias muito obg

Rafael
Visitante

obg

Joao Vitor
Visitante

CONCERTEZA KKKKK

jonhhni
Visitante

vai caga e bom demais vei

Pedro
Visitante

A calculadora é bacana

pedro²
Visitante

verdade kkk

jonhhni
Visitante

bobo

wpDiscuz