Barroco

BarrocoO barroco representou uma reafirmação do imaginário sacra.

A palavra barroco significa “pérola imperfeita”. Este foi um movimento estilístico ocorrido entre o fim do século XVI e o início do século XVIII, mais precisamente entre 1580 a 1756. As ideias surgidas em tal período tiveram forte ligação com o movimento conhecido como Contrarreforma, uma vez que as mesmas procuravam restabelecer a vida cultural e econômica, em uma época de profundas e significativas indagações e agitações causadas pelo Renascimento.

Falando especificamente da arte barroca, podemos dizer que possui características opostas à arte renascentista. Enquanto esta pregava a valorização da razão e da perfeição em cada detalhe nas obras, a arte barroca valorizava o sentimento, a emoção e o conjunto harmônico criado.

A arte barroca surgiu na Itália, no século XVII, e se espalhou por diversos países, especialmente Espanha e Áustria. Também podemos citar o fato de o estilo não ter se propagado nos países protestantes, uma vez que o mesmo parecia estar ligado de forma clara à Igreja Católica.

A temática utilizada no estilo artístico barroco estava baseada, essencialmente, na dualidade entre o humano e o divino (antropocentrismo x teocentrismo) e na subjetividade. Os artistas usavam efeitos de luz e sombra, curvas e texturas, dando uma ideia de movimento. Vale ressaltar também que a arte barroca também teve certas características regionais.

O barroco foi introduzido no Brasil no início do século XVII e exerceu uma grande importância na arquitetura, pintura e literatura brasileira. Também não podemos falar em barroco no Brasil sem citar Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado um dos maiores expoentes do estilo no país.

Saiba mais: RenascimentoArte RenascentistaContra-ReformaA Igreja

Deixe um comentário

2 Comentários em "Barroco"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
thamires santos barbosa
Visitante

top, muuuito top velho!!!!!

anderso
Visitante

Muito legal isso

wpDiscuz