História do Barbeador

História do Barbeador
A história do barbeador se inicia ainda durante a Pré-História.

Ao contrário do que vemos muitas vezes em filmes e ilustrações de livros didáticos, o homem da Pré-história não era barbudo daquele jeito. Na verdade, sabe-se que este aparava sua barba desde o período Neolítico. Historiadores dizem que o mesmo fazia uso de conchas polidas como ferramentas de corte e até mesmo dentes de tubarão eram empregados na tentativa de aparar os pelos. O difícil é imaginar como ficava o rosto depois…

De qualquer forma, é fato que os barbeadores são mais antigos do que se imagina. Depois da Idade dos Metais, quando o homem passou a produzir ferramentas de bronze e cobre, surgiu a navalha, objeto que representou por séculos a principal forma de se barbear. Indícios mostram que egípcios, mesopotâmios, chineses e romanos faziam a barba. Para que a navalha deslizasse de uma forma mais fácil, diversos métodos eram usados: óleo de baleia, azeite, banha ou qualquer outra coisa gordurosa por perto.

Pode-se dizer que o primeiro aparelho de barbear da história foi desenvolvido pelo francês Jean Jacques Perret, em 1770. Entretanto, o mesmo possuía uma navalha dobrável e afiadíssima, algo bem diferente dos nossos barbeadores atuais. Mais tarde, em 1888, os irmãos americanos Kampfe desenvolveram a famosa navalha em “T”, a qual possuía um novo mecanismo capaz de proteger a pele ao longo da borda do objeto.

Em 1895, ocorreu uma verdadeira revolução no mundo dos barbudos: o caixeiro viajante americano King Camp Gillette criou o barbeador descartável. Gillette teve a ideia de desenvolver um aparelho de barbear de longa durabilidade que utilizasse lâminas descartáveis, pois todos da época reclamavam da entediante obrigação de levar suas lâminas ao afiador periodicamente. O sucesso foi estrondoso: em 1904, 90 mil aparelhos e cerca de 12 milhões de lâminas já haviam sido vendidas. Até hoje as lâminas descartáveis de Gillette são as principais formas de se barbear em todo o mundo.

Saiba mais: Pré-HistóriaIdade dos Metais

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
História de TudoMaria de Jesus Recent comment authors
mais recentes mais antigos mais bem votados
Maria de Jesus
Visitante
Maria de Jesus

oi, muito bom o texto!
Quero usa-lo para uma referência, qual é o nome do autor??