Home
Arte
Biografias
Brasil

Comidas e Bebidas

Curiosidades
Datas Comemorativas
Drogas

Economia

Educação
Eletrodomésticos
Eletrônicos
Esportes

Expressões Populares

Games
Higiene
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Informática
Meios de Transporte
Música e Instrumentos
Objetos
Pré-História

 

Bárbaros

Odin
"Guerreiros germânicos" (1616), de Philipp Clüver.

Todos os povos estrangeiros que viviam longe da cultura, religião e costumes do grande Império Romano eram chamados de bárbaros. Tal designação é um claro exemplo do etnocentrismo, uma vez que todas estas povoações tinham suas próprias culturas, línguas e tradições. Os principais povos bárbaros foram os francos, lombardos, anglos, saxões, burgúndios, visigodos, suevos, vândalos e ostrogodos.

Os bárbaros eram povos nômades que tinham uma organização social baseada em um grupo de famílias, uma espécie de clã. A agricultura e a pecuária eram suas principais atividades econômicas. Politeístas, tinham como principal representação divina a imagem de Odin, deus do vento e da guerra.

De fato, os bárbaros mantinham relações pacíficas com os romanos desde o Império de Júlio César; os mesmos até realizavam trocas comerciais com Roma. Com a chegada dos hunos, vindos da Ásia central, os bárbaros germânicos foram obrigados a ocuparem outras regiões. Durante os séculos IV e V, estas violentas invasões resultaram na queda do Império Romano.

 

Saiba mais: Império Romano

Idade Média - Home

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ferramentas e Informações
 

Copyright 2013 História de Tudo. Todos os direitos reservados.