Bandeirismo

Bandeirismo
Domingos Jorge Velho, uma das principais figuras do Bandeirismo.

Na época do auge da produção açucareira no Nordeste do Brasil, os paulistas, os quais se encontravam fora do centro econômico da colônia, passaram a procurar formas de se enriquecer. Nesse sentido, no século XVI, começaram a surgir as bandeiras, que nada mais eram do que expedições com fins lucrativos em direção ao interior do Brasil .

Os bandeirantes eram homens ambiciosos que se aventuravam pelo interior da colônia em busca de algo que fosse lucrativo, mesmo que este fosse um negócio altamente arriscado. No início do século XVII, a Holanda invadiu Angola, uma colônia portuguesa que fornecia grande número de escravos. Por isso, o preço para poder contar com a mão-de-obra escrava cresceu significativamente. Desta forma, as primeiras bandeiras tiveram o objetivo de prender índios e vendê-los como escravos, o que era um negócio altamente lucrativo naquelas condições.

A realização das bandeiras foi possível principalmente graças ao domínio da Espanha sobre Portugal, realidade que resultou na formação da União Ibérica. Na prática, com essa nova configuração política, não havia mais as limitações territoriais definidas pelo Tratado de Tordesilhas, ou seja, os bandeirantes passaram a poder explorar regiões que antes eram de posse da Espanha.

Após o açúcar perder significativamente sua lucratividade, ainda no século XVII, Portugal procurou incentivar a busca por ouro e pedras preciosas. Assim, importantes expedições foram realizadas nas regiões dos estados de Goiás (Bartolomeu da Silva Bueno), Minas Gerais (Borba Gato) e Mato Grosso (Miguel Sutil).

As principais consequências do bandeirismo foram a ampliação das fronteiras da colônia e o desenvolvimento e povoamento do interior do Brasil.

Capitanias HereditáriasGuerra dos EmboabasCiclo de Ouro

Deixe um comentário

1 Comentário em "Bandeirismo"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Mirela Alves
Visitante

Muito bom adorei, me ajudou muito com meu fichamento de história obg.

wpDiscuz