História dos Bancos

História dos Bancos
As primeiras operações bancárias da história ocorreram na civilização fenícia.

Na medida em que ocorreu o surgimento da moeda no período das grandes civilizações, o ato de emprestar, tomar emprestado e guardar dinheiro de outros foi algo quase inevitável. Acredita-se que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas.

Com o florescimento do comércio no fim da Idade Média, a função de banqueiro se tornou algo muito comum na Europa. Nas feiras da Europa Central, quando as pessoas chegavam com valores em ouro para trocar por outro produto, era o banqueiro quem fazia a pesagem de moedas, avaliação da autenticidade e qualidade dos metais, em troca de uma comissão.

Com o passar do tempo, os banqueiros passaram a aceitar depósitos monetários e, em troca, o banco emitia uma espécie de certificado. Todavia, foi após a percepção de que nem sempre as pessoas retiravam tudo o que haviam depositado, ou seja, sempre haveria dinheiro para circular, que surgiu a ideia de conceder empréstimos mediante o pagamento de juros. Esta foi a base para o enriquecimento dos banqueiros, que deixaram de ser simplesmente “cambistas”. Contudo, a cobrança de juros era algo de total desaprovação da Igreja, aspecto que explica o porquê da existência de muitos judeus no ramo bancário naquela época.

Foram os negócios das famílias de banqueiros que resultaram no surgimento da maioria dos bancos europeus a partir do século XV. Com a queda do feudalismo, os banqueiros passaram a receber muitas porções de terras oriundas de dívidas dos senhores feudais, aspecto que os transformaram em uma classe muito poderosa: a burguesia.

Saiba mais: História da MoedaIdade MédiaA Igreja na Idade MédiaFeudalismo

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
mais recentes
mais antigos mais bem votados
Inline Feedbacks
View all comments
silvanaflorentino053@gmail.com
5 de novembro de 2020 11:17

Olá, alguém poderia me indicar um autor sobre o tema, ” o surgimento das operações bancárias ou algo do tipo. Dede já, grata.

maria
maria
26 de novembro de 2017 16:31

Que fatores estiveram na origem da criação de um banco?

Juarez Leão
Juarez Leão
15 de outubro de 2017 13:42

Histórias que enriquessem nosso conhecimento. Lí que em 1799 a história bancária brasileira foi impulsionada no Maranhão pelo governador Diogo de Souza, com a tentativa fracassada de criação de um banco com espírito nacional. Grande Mérito do povo de visão e empreendedores do Maranhão.

Martinho José Diniz
Martinho José Diniz
23 de julho de 2017 12:18

Valeu a contriuibução.

MISAEL
MISAEL
20 de maio de 2017 14:10

Quem escreveu esse artigo? ( quero usar como referência bibliográfica).

Junior Moura
Junior Moura
13 de janeiro de 2016 14:08

Como se chamavam os banqueiros da era cristã, alguém sabe?

Ana Patricia
Ana Patricia
8 de maio de 2016 21:19
Reply to  Junior Moura

Não existiam banqueiros, mas durante a época das cruzadas a Ordem dos Templários tinham um papel parecido ao deles.

Glson Marks
Glson Marks
28 de abril de 2017 18:26
Reply to  Junior Moura

Na Antiga Roma chamavam-se negociadores, ou argentários ou ainda mensários. Na época de Cristo não existiam bancos. Mas haviam empréstimos com a cobrança de juros.

Moacir Santanna
Moacir Santanna
6 de agosto de 2017 19:55
Reply to  Glson Marks

Existem estudos que falam nos Prestamistas (que emprestaram) e os cambistas (os que faziam as trocas das moedas de um lugar pro outro)