As misteriosas Pirâmides do Egito

Pirâmides do EgitoAs Pirâmides do Egito serviam para transportar a alma dos faraós junto aos deuses.

Para os egípcios, as pirâmides representavam o sol e toda sua exuberância. Tais estruturas eram originalmente revestidas com pedra calcária polida, característica que fazia com que brilhassem quando expostas à luz solar. Segundo a tradição, as pirâmides do Egito seriam capazes de transportar a alma dos faraós ali sepultados diretamente para a morada dos deuses.

Figurante da lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e Patrimônio Mundial da UNESCO, as Pirâmides de Gizé constituem um complexo arqueológico composto pelas três mais famosas pirâmides e a emblemática estátua conhecida como Grande Esfinge. Construídas por volta de 2550 a.C., tais obras até hoje despertam a curiosidade de muita gente, especialmente no que diz respeito à maneira pela qual foram edificadas, sem dúvidas um dos grandes mistérios da história.

De fato, as Pirâmides de Gizé foram construídas para servirem de tumbas dos faraós Quéops, seu filho Quéfren e seu neto Miquerinos. A maior delas – aquela encomendada por Quéops – ficou conhecida como Grande Pirâmide devido à sua suntuosidade, tendo permanecido como a estrutura mais alta do mundo por muitos séculos até 1889, ano em que a torre Eiffel foi edificada em Paris.

Acredita-se que para construir só a Grande Pirâmide tenha sido necessário o trabalho de 30 mil homens durante 50 anos. A forma pela qual as pirâmides do Egito foram erguidas sempre foi algo de constante debate entre historiadores e especialistas, afinal como tais povos conseguiram transportar os mais de 2 milhões de blocos de pedra, cada um pesando duas toneladas e meia?

Apesar de algumas teorias conspiratórias falarem inclusive em ajuda de seres extraterrestres, a verdade é que tais construções foram feitas com muito suor humano mesmo. Segundo um recente estudo de físicos da Universidade de Amsterdam, os egípcios usaram grandes trenós e cordas para transportar os blocos de pedra. Para puxarem todo aquele peso mais facilmente, tiveram a ideia de molhar a areia por onde o trenó passaria, reduzindo assim o atrito e diminuindo pela metade a força necessária para arrastar tudo aquilo.

Outra coisa que muita gente não sabe sobre as pirâmides do Egito é que os trabalhadores não eram escravos. Pelo contrário: eram homens livres e recebiam alimentos e muita cerveja como forma de pagamento pelo seu trabalho. Sim, cerveja.

Saiba mais: Civilização EgípciaA vida dos faraós do Egito