América Pré-Colombiana

América Pré-Colombiana
Calendário asteca: os povos da América Pré-Colombiana apresentavam um desenvolvimento tecnológico elevado para sua época.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, milhões de indivíduos já habitavam a América: para se ter uma ideia, estima-se que cerca de 88 milhões de ameríndios já viviam no continente. Esses povos eram organizados em tribos, povoados, mas também em sociedades complexas, como no caso dos astecas, incas e maias, os quais possuíam significativa organização social, política e econômica. Tais civilizações, inclusive, apresentavam um desenvolvimento tecnológico bastante elevado para sua época, especialmente nas áreas da astronomia, matemática e arquitetura.

Astecas

América Pré-Colombiana
Moctezuma II (1466-1520), governante (tlatoani) asteca.

Os astecas habitavam a atual região da Cidade do México entre os séculos XIV e XVI. Organizados a partir de uma teocracia, sistema político totalmente baseado na religião e na crença de que o imperador seria uma espécie de encarnação dos deuses, tais povos tinham uma divisão social altamente hierarquizada. Basicamente formadas por camponeses, as camadas mais baixas eram obrigadas a prestar serviços em grandes obras de interesse público e ainda se viam obrigadas a pagar altos impostos ao imperador.

A economia dos astecas era baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, pimenta, tomate e cacau. Politeístas, eram fortemente influenciados pela religião. Um exemplo disso era a realização de sacrifícios humanos com o fim de agradar aos deuses e pedir por fertilidade, costume bastante comum na cultura asteca.

Incas

O império inca se localizava na região atual do Peru, Bolívia, Chile e Equador. Tais povos tinham uma economia baseada na agricultura e eram detentores de um razoável sistema de estradas. Sua sociedade era hierarquizada, bastante rígida e, além disso, um fato interessante: não havia propriedade privada, isto é, tudo pertencia ao Estado e à figura divina do imperador.

Os incas tinham um conhecimento muito avançado de arquitetura. Um exemplo disso é Machu Picchu, cidade construída a mais de 2.400 metros de altitude e que até hoje mantém suas bases preservadas, aspecto que demonstra a tamanha engenhosidade da arquitetura inca. No contexto religioso, tais povos acreditavam no deus Sol (Inti), contudo também consideravam alguns animais como sagrados.

machu-picchu
Machu Picchu (Peru), a cidade inca localizada a 2400 metros de altitude que hoje é considerada Patrimônio mundial da UNESCO.

Maias

Os maias habitavam uma região formada pelos atuais territórios da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Em razão da utilização de uma escrita hieroglífica, aspecto que dificultou o estudo dos historiadores, é a civilização que se tem o menor número de informações.

De qualquer forma, sabe-se que tais povos também tinham uma sociedade rígida e hierarquizada (algo comum em toda a América Pré-Colombiana), onde as camadas mais baixas eram obrigadas a pagar altos impostos para o imperador, considerado um ser divino (teocracia). Sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho, alimento que era considerado sagrado segundo as tradições maias.

8 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *