América Pré-Colombiana

América Pré-Colombiana
Calendário asteca: os povos da América Pré-Colombiana apresentavam um desenvolvimento tecnológico elevado para sua época.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, milhões de indivíduos já habitavam a América: para se ter uma ideia, estima-se que cerca de 88 milhões de ameríndios já viviam no continente. Esses povos eram organizados em tribos, povoados, mas também em sociedades complexas, como no caso dos astecas, incas e maias, os quais possuíam significativa organização social, política e econômica. Tais civilizações, inclusive, apresentavam um desenvolvimento tecnológico bastante elevado para sua época, especialmente nas áreas da astronomia, matemática e arquitetura.

Astecas

América Pré-Colombiana
Moctezuma II (1466-1520), governante (tlatoani) asteca.

Os astecas habitavam a atual região da Cidade do México entre os séculos XIV e XVI. Organizados a partir de uma teocracia, sistema político totalmente baseado na religião e na crença de que o imperador seria uma espécie de encarnação dos deuses, tais povos tinham uma divisão social altamente hierarquizada. Basicamente formadas por camponeses, as camadas mais baixas eram obrigadas a prestar serviços em grandes obras de interesse público e ainda se viam obrigadas a pagar altos impostos ao imperador.

A economia dos astecas era baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de milho, pimenta, tomate e cacau. Politeístas, eram fortemente influenciados pela religião. Um exemplo disso era a realização de sacrifícios humanos com o fim de agradar aos deuses e pedir por fertilidade, costume bastante comum na cultura asteca.

Incas

O império inca se localizava na região atual do Peru, Bolívia, Chile e Equador. Tais povos tinham uma economia baseada na agricultura e eram detentores de um razoável sistema de estradas. Sua sociedade era hierarquizada, bastante rígida e, além disso, um fato interessante: não havia propriedade privada, isto é, tudo pertencia ao Estado e à figura divina do imperador.

Os incas tinham um conhecimento muito avançado de arquitetura. Um exemplo disso é Machu Picchu, cidade construída a mais de 2.400 metros de altitude e que até hoje mantém suas bases preservadas, aspecto que demonstra a tamanha engenhosidade da arquitetura inca. No contexto religioso, tais povos acreditavam no deus Sol (Inti), contudo também consideravam alguns animais como sagrados.

machu-picchu
Machu Picchu (Peru), a cidade inca localizada a 2400 metros de altitude que hoje é considerada Patrimônio mundial da UNESCO.

Maias

Os maias habitavam uma região formada pelos atuais territórios da Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Em razão da utilização de uma escrita hieroglífica, aspecto que dificultou o estudo dos historiadores, é a civilização que se tem o menor número de informações.

De qualquer forma, sabe-se que tais povos também tinham uma sociedade rígida e hierarquizada (algo comum em toda a América Pré-Colombiana), onde as camadas mais baixas eram obrigadas a pagar altos impostos para o imperador, considerado um ser divino (teocracia). Sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho, alimento que era considerado sagrado segundo as tradições maias.

Deixe um comentário

14 Comentários em "América Pré-Colombiana"

avatar
Mostrar primeiramente:   mais recentes | mais antigos | mais bem votados
Letícia
Visitante

Ameeeei

Jhenifer Souza
Visitante

muito bom!! me ajudou bastante.

celly santos
Visitante

adoreiiiiiiiii ameiiiiiiiiii ♥♥♥♥

jeneffer
Visitante

perfeito me ajudou muitooo

giovanna T.
Visitante

muito bom para aprender rapido pois é tudo muito resumido e explicado.obrigada =)

Giovanna messias
Visitante

velho caraccaaaaaa mim ajudou muitooooooo taics <3

Luiz Paulo
Visitante

Mim ajudou, mim gostou, parece índio, ou será algum descendente dos Incas, kkkkkk

Lívia
Visitante

obrigado <3

Lívia
Visitante

obg

Júlia
Visitante

Adorei muito obrigado!

vinicius
Visitante

muito obrigador

wpDiscuz