Abstracionismo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+
Quadrado negro sobre fundo branco

“Quadrado negro sobre fundo branco”, de Kazimir Malévitch (1915).

Em linhas gerais, podemos dizer que abstracionismo nada mais é do que a retratação artística de algo sem que haja uma forma definida ou uma realidade concreta. Este conceito também pode se referir à arte criada no início do século XX, resultado do movimento das vanguardas europeias e de sua intenção em fugir dos padrões da arte acadêmica.

O abstracionismo como estilo artístico se caracteriza pela supressão da realidade e da perspectiva, pela simplificação das formas e pela representação figurativa das coisas. Aqui, não se busca a simples retratação da natureza concreta, mas sim, a criação de uma linguagem visual, dotada de suas próprias interpretações.

Sobre o branco II

“Sobre o branco II”, de Wassily Kandinsky (1923).

Podemos ver certas características do abstracionismo no cubismo. Na verdade, muitos criam que as obras cubistas eram, de fato, abstratas. Entretanto, o abstracionismo vai mais além, pois podemos observar algumas obras cubistas que retratam figuras e objetos bastante identificáveis, por exemplo.

O abstracionismo foi responsável por nortear grande parte da arte desenvolvida nas décadas seguintes. Entre seus principais representantes, podemos citar Wassili Kandinsky (1866 – 1944), Franz Mac (1880 – 1916), Kasimir Malevich (1878 – 1935) e Paul Klee (1879 – 1940). No Brasil, o movimento teve como principais representantes Manabu Mabe (1924 – 1997) e Tomie Ohtake (1913).

Saiba mais: CubismoExpressionismoImpressionismoFuturismoDadaísmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *